. Nasceu a nossa princesinh...
. CTG
Amamentar é um acto natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebé. No entanto, apesar de a amamentação ser um processo fisiológico, natural, ele tem que ser aprendido! Um aspecto que pensamos ser importante: o tamanho e formato da mama não importam: tanto as mamas pequenas como as grandes são capazes de produzir leite adequado e em quantidade suficiente!
A melhor altura para começar a amamentar é durante a primeira hora depois do parto. O bebé, logo após o nascimento, está muito desperto e tem uma grande necessidade de sucção (reflexiva). Se, nesse momento, o bebé for colocado ao peito ele aprenderá a mamar correctamente (sabendo a mãe colocá-lo e/ou sendo ajudada!).
Passadas duas horas de vida, o bebé entra num estado de letargia que pode ter uma duração de doze horas. Nessa altura, será mais difícil para o bebé aprender a mamar correctamente; os bebés que já aprenderam a fazê-lo, reproduzem com facilidade a técnica e normalmente são capazes de se alimentar sem problemas. Não existindo nenhuma patologia, todas as mulheres podem iniciar o aleitamento materno imediatamente após o parto, quer tenha sido parto por via vaginal, quer tenha sido cesariana.
Tente manter o bebé ao seu lado nas primeiras horas depois de nascer, deixando o bebé mamar livremente (sempre que o bebé quiser e durante o tempo que ele quiser) desde o primeiro dia e não lhe dê outro alimento e/ou bebida além do leite materno, a não ser por indicação médica (os bebés em aleitamento materno exclusivo não precisam de água).
As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:
Dez passos para o sucesso da amamentação, segundo recomendações da OMS/UNICEF:
in "http://gravidez.pt/"